Durante a visita, a delegação da cidade de Baoding visitou a Embaixada da China em Brasília, e manteve conversas de trabalho com o Embaixador Zhu Qingqiao.
Em São Paulo com o Consul Geral da China, Yu Peng.
Em São Paulo a comitiva visitou o Centro de Inovação e Pesquisa em Gas de Estufa da USP, onde Dang Xiaolong e o Reitor Professor Carlos testemunharam a atividade relacionada ao modelo de combustão de hidrogênio doado pela GWM.
Em Goiás, acompanhada do Assessor de Assuntos Internacionais do Estado de Goiás Giordano de Souza a comitiva visitou a cidade de Jaraguá para aprofundar a cooperação em áreas como automóveis, equipamentos elétricos, têxteis, comércio, logística e educação cultural, promovendo a conclusão oficial de cidades amigas, sendo recepcionada pelo Prefeito Municipal Paulo Vitor Avelar, autoridades do estado e municipal além de representantes da indústria, comércio e empresários.
Em Goiânia a delegação foi recepcionada pelo Diretor da Porto Seco Centro Oeste Everaldo Fiatkoski, sendo assinado acordo de cooperação com a empresa Taitong International Transportation, acompanhado pelo Superintendente de Comércio Exterior e Atração de Investimentos do Estado de Goiás Plínio Viana.
Em São Paulo, foi realizada com sucesso a Reunião de Cooperação Económica e Comercial Brasil-Hebei- Baoding, com a presença de Yuan Yabo, presidente da Associação Brasileira de Importadores, Marcelo Queiróz, CEO da Minerva Foods, Paulo Pimentel, presidente da Natural Entero, Edson Paixão CEO da Brasil Aduana e mais 31 empresas e associações de renome e uma delegação comercial da cidade de Baoding.
Falando de cooperação, Deng Xiaolong e Zhang Xi, vice-cônsul-geral do Consulado Geral da China em São Paulo, Brasil, Thiago Lopes, diretor da São Paulo Invest, Angela Gandra Secretária da Secretaria de Relações Internacionais da cidade de São Paulo e Pedro Rebelo, diretor da SP Investe, Agência municipal de Promoção de Investimentos e Exportações da cidade de São Paulo que participaram e apresentaram discursos.
O Sr. Liu, em seu discurso destacou que nos últimos anos as relações econômicas com o Brasil cresceram.
Empresas de Baoding como GWM e Yingli Group, alcançaram várias cooperações com parceiros brasileiros no setor de veículos de nova energia e indústria fotovoltaica.
Prova plenamente que a cooperação entre os dois lugares é uma prática de vantagens complementares, benefício mútuo e win-win.
Espera-se que, através desta ligação, a parceria com o Brasil e a cidade de São Paulo promova mais cooperação econômica e comercial e interação industrial.
Dang Xiaolong propôs seis iniciativas:
- aprofundar a cooperação na indústria agrícola, construir com o Brasil um modelo de cooperação de toda a cadeia industrial, desde o cultivo e o processamento profundo até a logística da cadeia de frio, e promover o desenvolvimento profundo da agricultura moderna e do processamento de alimentos;
- aprofundar a cooperação em energia limpa, desenvolver tecnologias de energia limpa com o Brasil, promover pesquisa e desenvolvimento conjuntos e expansão de mercado em áreas como energia solar e hidrogênio;
- Aprofundar a cooperação na indústria automotiva, visando veículos de nova energia e pistas de condução inteligente, para criar “soluções de mobilidade inteligentes” líderes mundiais;
- aprofundar a cooperação na indústria da vida e da saúde, utilizando as vantagens das disciplinas da Universidade de São Paulo, como a bioinformação, para construir conjuntamente o sistema moderno de reprodução, o sistema de fabricação, o sistema de comércio e o sistema de serviços de saúde da medicina chinesa;
- aprofundar a cooperação entre indústrias ligeiras como têxteis e malas e construir um centro de distribuição logística da América do Sul;
- Aprofundar o intercâmbio cultural e cooperação, usando a medicina chinesa e o automóvel da Grande Muralha como veículo, promovendo juntos o intercâmbio de aprendizado mútuo de civilizações.
Durante a reunião, a delegação apresentou os temas “Aprofundar a cooperação agrícola para os campos de esperança” e “A capital farmacêutica do milênio para o mundo compartilhado”.
A Comissão de Reforma e Indústria da cidade de Baoding e a Associação Sino Brasileira de Mineração representa pelo seu Presidente Luis Guimarães assinaram o “Memorandum de Cooperação para Investimentos”.
A ASBM também esteve representada pelo seu Diretor de Relações Institucionais Maciel Santos e Jun Chen Diretor Executivo de Assuntos Internacionais.