ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade

POSTADO EM 10 jul 2023 · Sem categoria

ASBM faz interlocução do Governo de Goiás com a China e conclui missão com saldo positivo

A busca por empresas seguras e rentáveis pautou a missão comercial à China promovida pela Associação Sino Brasileira de Mineração (ASBM) em parceria com o governo do estado. O presidente da ASBM, Luís Guimarães, integrou a comitiva ao lado do vice-governador de Goiás, Daniel Vilela. Com duração de 14 dias em terras chinesas, o grupo, formado por lideranças classistas, políticos e empresários, pode estabelecer relações comerciais, buscar recursos financeiros e conhecer novas tecnologias.

Com roteiro e encontros elaborados pela ASBM, a incursão proporcionou a empresários chineses e goianos a possibilidade de realizar tratativas que vão propiciar o desenvolvimento econômico de Goiás e permitir aos investidores que expandam seus negócios para além de suas fronteiras.

“Essa amizade econômica é fundamental. A China é o principal parceiro comercial de Goiás, sendo responsável por 46,3% de todas as negociações de exportações feitas pelo estado”, ressalta o presidente da ASBM, Luís Guimarães, ao lembrar que os tratados comerciais entre o país do oriente e o estado de Goiás começaram há 30 anos, pelo então vice-governador Maguito Vilela, no segundo mandato do ex-governador Iris Rezende (1991/1994).

Entre os participantes da comitiva estavam o presidente-executivo da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial de Goiás (ADIAL), Edwal Portilho Tchequinho, o presidente da Associação Comercial de Goiás (Acieg), Rubens Fileti, o representante da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado estadual Veter Martins, representantes do governo e de municípios.

“Temos recebido investimentos chineses em áreas como mineração e produção de placas solares. E estamos em busca de mais parcerias”, acrescentou o vice-governador, que elencou as vantagens de se apostar em Goiás para aplicação de investimentos. “O estado ocupa localização estratégica, próxima à Brasília (DF), a capital federal. Temos o sétimo maior parque industrial do país e somos referência nacional na produção de grãos”, disse Daniel Vilela.

A missão passou por três províncias chinesas (Henan, Hebei e Shandong) onde os participantes puderam participar de feiras comerciais e realizar reuniões bilaterias com mineradoras, construtoras dos ramos habitacional e de infraestrutura, indústrias, fabricante de tratores, entre outros. A comitiva também realizou reunião com a Embaixada do Brasil na China, onde foi recebida pelo embaixador Marcos Bezerra Abbott Galvão.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Goiás (Acieg), Rubens Fileti, integrou a comitiva e faz balanço positivo da missão. “Temos negócios já se concretizando. Tratativas que atendem a pequenos, médios e grandes negócios, que serão levados para o nosso estado, fazendo com que nossa economia deslanche ainda mais”, enfatizou.

“A ASBM tem trabalhado para garantir a atração segura e rentável de empresas na área da mineração para o estado de Goiás. O estreitamento dessa relação vai beneficiar as duas partes. Goiás se fortalece e só tem a ganhar”, reforça o presidente da ASBM, Luís Guimarães.

Ainda em 2023, a ASBM vai promover uma nova missão do Governo de Goiás à China, dessa vez liderada pelo governador Ronaldo Caiado, que dará continuidade as tratativas iniciadas na primeira viagem pelo vice-governador, Daniel Vilela. “A visita do vice-governador foi muito importante na preparação para a próxima missão. Acredito que a visita do governador será de muitos resultados positivos”, finaliza o presidente da ASBM, Luís Guimarães.

Captação de recursos
Além de possibilitar o estreitamento das relações comerciais entre o empresariado chinês e goiano, a missão à China também teve espaço dedicado a captação de recursos com foco na melhoria da qualidade de vida da população do estado.

Parte da comitiva foi recebida pela presidente do New Development Bank (NDB), Dilma Roussef. O NDB, conhecido com Banco dos Brics, é reconhecido internacionalmente pela grande capacidade de investimento nos países em desenvolvimento, com empréstimos vantajosos aos entes públicos.

Na oportunidade, a agenda no NDB marcou a aprovação U$ 120 milhões para a Prefeitura de Aparecida de Goiânia. O projeto é apoiado pelo Governo de Goiás e terá seus recursos investidos em dois eixos: infraestrutura de transportes e infraestrutura social.

Expertise na relação internacional
Associação Sino Brasileira de Mineração (ASBM) possui extensa experiência no estabelecimento de novas relações comerciais entre os mais diversos entes federados, os governos chinês e brasileiro e o setor produtivo.

Em abril deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva integrou uma comitiva organizada pela ASBM com representantes do governo do Rio Grande do Norte em viagem à China. A oportunidade permitiu que fosse assinado um acordo de cooperação entre a governadora Fátima Bezerra (RN) e o vice-presidente do Instituto de Recursos Minerais da Academia Chinesa de Ciências Geológicas (CAGS), Yan Chengyi. O documento prevê a capacitação de profissionais para a certificação de produtos oriundos da mineração.

“Temos a facilidade dessa articulação por integrarmos, por meio da ASBM, o governo chinês com a associação fundada em Goiás. Desenvolvemos vários projetos em parceria com a Universidade Estadual de Goiás, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade de Hebei e Instituto Federal do Rio Grande do Norte”, lembra Luís Guimarães, presidente da ASBM.

ASBM
A Associação Sino Brasileira de Mineração foi fundada em janeiro de 2019 e trabalha no desenvolvimento de relações comerciais, cooperação técnicas, de pesquisas e políticas entre o Brasil e a China.

A Agencia Nacional de Mineração (ANM), a Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM), o Instituto de Pesquisa Mineral da Academia da China e demais órgãos governamentais, são alguns dos parceiros da ASBM nessa cooperação estratégica.