Como resultado do termo de cooperação técnica assinado com a Shandong Gold, em 16 a 21 de junho, a ASBM participou da Cúpula da Sexta Cúpula Multinacionais de Qingdao do Fórum de Desenvolvimento de Alta Qualidade de Multinacionais realizada na Província de Shandong, Qingdao, China.
O Fórum de Qingdao contou com a participação de importantes empresas de diversos segmentos da China e do mundo, sendo um evento que abrange diversas áreas de cooperação internacional.
A Cúpula das Multinacionais de Qingdao (QMS) é uma importante plataforma de alto nível projetada para implementar o espírito das importantes instruções do Presidente Xi Jinping. Ela é aprovada pelo Conselho de Estado e patrocinada conjuntamente pelo Governo Popular da Província de Shandong e pelo Ministério do Comércio para aprimorar o intercâmbio e a cooperação entre a China e as multinacionais. Desde 2019, a QMS foi realizada com sucesso por cinco sessões consecutivas. Em sua carta de felicitações à primeira QMS, o Presidente Xi Jinping enfatizou que “a QMS, com foco no aprimoramento da cooperação das multinacionais com a China, representa a visão da China para seu desenvolvimento e, mais importante, manifesta a determinação do país em se abrir ainda mais para o mundo exterior”. Durante sua visita a Shandong em maio de 2024, ele instou Shandong a “construir uma plataforma de alto nível para intercâmbio e cooperação internacional”. Nos últimos cinco anos, a QMS apresentou resultados notáveis, atraindo a participação de prestigiosas organizações internacionais, associações empresariais e 421 empresas da Fortune Global 500 (nacionais e internacionais), além de 967 líderes do setor. Com mais de 3.000 participantes ilustres em todas as edições, o QMS facilitou a assinatura de 592 projetos de investimento, totalizando 69,8 bilhões de dólares americanos. A crescente influência e reputação do QMS o consolidaram como uma vitrine vital para as oportunidades de desenvolvimento da China e um nexo global crucial para a conectividade de recursos. (Fonte: organização QMS).
O Fórum também tem um componente de desenvolvimento sustentável e cooperação entre cidades, com foco em questões como a economia digital e o intercâmbio científico e cultural.
A comitiva brasileira foi composta por Filadelfo Reis da Empresa associada Brasil Gold, Gilberto Garibaldi, Brasil Gold, Diretor Comercial da Brasil Gold, Willian Russi, representante da Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso, Luis Guimarães Presidente da Associação Sino-Brasileira de Mineração (ASBM), Rogerio Canjani, Diretor da Associação Sino-Brasileira de Mineração (ASBM) e Wang Guoliang, Tradutor.
A comitiva visitou a sede da empresa de Mineração de ouro Shandong Gold, líder de produção de ouro na China, onde foram demonstradas a alta tecnologia da exploração e processamento e discutido oportunidades para a realidade de parcerias e cooperação técnica em pesquisa mineral no Estado do Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Norte e no Amapá.
Foram realizadas importantes reuniões com líderes provinciais e ministeriais no Centro Internacional de Conferências de Qingdao com a assinatura de acordos de intercâmbios e a participação de entrevistas da mídia nacional.
Luis Guimarães destacou a importância da ASBM no desenvolvimento do efetivo trabalho ao longo dos anos junto ao setor acadêmico e científico mineral do Brasil e da China, necessário e fundamental para a aproximação e desenvolvimento de parceiras das empresas de mineração do Brasil e da China.
Ressaltou a importância da realização do Fórum de Qingdao que certamente trará efetivos resultados para o setor mineral do Brasil e da China.