Associação de Mineração Brasil-China apoia o Intercâmbio Econômico e Comercial China (Shandong)-Brasil: aprofundar a complementaridade e construir uma pedra angular da cooperação
Associação de Mineração Chinesa do Brasil ASBM
12 de Março de 2025 09:04
Em 10 de março de 2025, a China (Shandong) e o Ministério de Comércio da província de Shandong realizaram-se em São Paulo, Brasil, uma reunião de intercâmbio de cooperação econômica e comercial entre a China (Shandong).
Ao evento participaram mais de 300 políticos e empresários chineses e brasileiros, incluindo o vice-governador da província de Shandong, Song Junji, o presidente da Associação Sino Brasileira de Mineração, Luis Guimarães, o ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Favaro, o vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth, o vice-presidente da Associação de Amizade do Povo Chinês com o Exterior, Shen Xin, e o representante geral da Agência de Promoção de Investimentos e Exportações do Sudeste do Brasil, Almeida, o Secretário de Mineração do Estado do Amapá Jotavio Gomes, representantes do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura da cidade de São Paulo, do Instituto de Geologia da USP e do Serviço Geológico Brasileiro.
Ministro da Agricultura do Brasil.
O ministro Carlos Fávaro fez o discurso de abertura. “Precisamos tomar medidas concretas para consolidar ainda mais boas relações diplomáticas e comerciais”, disse Favaro. “No momento atual de instabilidade geopolítica, fortalecer os laços entre os BRICS e os países do Sul global e aprofundar as relações entre o Brasil e a China estabelecerá uma base sólida para a estabilidade mundial”, acrescentou.
Song Junji, vice-governador da província de Shandong, mencionou em seu discurso que Shandong e o Brasil têm “complementaridades econômicas extremamente fortes”. Shandong é capaz de investir em áreas como “agroindústria, mineração e energia renovável”, enquanto o Brasil tem “recursos agrícolas e minerais altamente competitivos”.
No dia 10 de março, foi realizada em São Paulo a Feira de Cooperação e Intercâmbio Econômico e Comercial China (Shandong)-Brasil, coordenada e promovida pelo Escritório de Representação da ApexBrasil em Pequim. O evento foi organizado pelo Governo Popular da Província de Shandong com o apoio da ApexBrasil e do Consulado Geral da China em São Paulo. Em termos de trocas econômicas e comerciais, o Brasil é atualmente o nono maior destino de exportação para Shandong, com exportações para o Brasil totalizando até US$ 1,3 bilhão em 2024, enquanto em termos de importações, o Brasil é o nono maior destino de exportação para Shandong. Em termos de importações, o Brasil é o quarto maior fornecedor da província chinesa de Shandong, com importações do Brasil totalizando US$ 15,7 bilhões em 2024. Carlos Fávaro, Ministro da Agricultura do Brasil, fez o discurso de abertura. Fávaro afirmou: “Precisamos tomar medidas concretas para consolidar ainda mais as boas relações diplomáticas e comerciais”. E acrescentou: “Nestes tempos de instabilidade geopolítica, o fortalecimento dos laços entre os BRICS e o Sul Global, e o aprofundamento do relacionamento entre o Brasil e a China, estabelecerão uma base sólida para a estabilidade mundial”. Song Junji, vice-governador da província de Shandong, mencionou em seu discurso que Shandong e o Brasil têm “complementaridades econômicas extremamente fortes”. Shandong é capaz de investir em áreas como “agroindústria, mineração e energia renovável”, enquanto o Brasil tem “recursos agrícolas e minerais altamente competitivos”.
Luis Guimarães, presidente da ASBM, destacou de que o Brasil é um país de grande extensão territorial e rico em recursos minerais estratégicos, e as oportunidades não estão somente na aquisição de grandes empresas de mineração e sim em investimentos no desenvolvimento de pesquisas em novas áreas, parcerias com institutos de Geologia empresas de Mineração brasileiras.
A assinatura do acordo da ASBM com a Shandong Gold será um novo marco no desenvolvimento de parcerias e investimentos no setor mineral do Brasil.
Na cerimônia também ocorreu a assinatura de cooperação tecnica da Shandong Gold Group com a empresa associada da ASBM Grupo Dias, representada pelo CEO Filadelfo Dias, Brasil Gold.
A ASBM esteve representada pelo seu Presidente Luis Guimarães, Roger Motta Diretor Técnico e Maciel Santos Diretor de Relações Institucionais.