Como resultado da Visita organizada pela ASBM Associação Sino Brasileira de Mineração em junho de 2023, do Vice Governador de Goiás Daniel Vilela e comitiva composta por integrantes do governo, empresários e representantes do setor produtivo à província de Shandong, e capital Jinan, a ACIEG – Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás, formalizou, no dia 02 de junho, termo de cooperação com a cidade chinesa de Jinan, província de Shangdong.
O roteiro e encontros elaborados pela ASBM na província de Shandong e na capital Jinan no ano de 2019, proporcionou a empresários chineses e goianos realizar as tratativas que propiciaram o desenvolvimento econômico de Goiás que permitiram a expansão de seus negócios para além de suas fronteiras.
A ACIEG – Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás, formalizou, no dia 02 de junho, termo de cooperação com a cidade chinesa de Jinan, província de Shangdong.
O acordo foi organizado pelo diretor da ASBM na China, Li Xao Bo, com o apoio do Secretário Geral Jun Chen. O acordo foi assinado pelo vice-presidente Thiago Falbo durante reunião no Palácio do Planalto, em Brasília.
A iniciativa do prefeito de Jinan, Yu Haitian, é criar um intercâmbio cultural, turístico e econômico com os estados de Goiás e Bahia, com o apoio do Governo Federal.
Como resultado, a partir dessa parceria com a prefeitura de Jinan e com o Grupo de Desenvolvimento da Cultura, Turismo e Negócios de Jinan, a Acieg e seus associados passam a ter suporte para vender produtos brasileiros ao mercado chinês e para a realização de missões empresariais para a China.
Em novembro de 2024, membros do Governo de Goiás liderado pelo Governador Ronaldo Caiado e a primeira dama integraram comitiva organizada pela ASBM em Beijing.
A oportunidade permitiu que fosse assinado um acordo de cooperação em diversas áreas.
Brevemente será instituído na cidade de Goiânia com o apoio da UEG e do governo de Goiás, laboratório de certificação de gemas e centro de lapidação com o apoio dos centros de gemologia e universidades da China com o apoio do Instituto de Recursos Minerais da Academia Chinesa de Ciências Geológicas (CAGS).
A parceria prevê a capacitação de profissionais para a certificação de produtos oriundos da mineração.
fonte: Goiânia Empresas, comunicação Acieg
POSTADO EM 16 jul 2024 · Informativo