ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade

POSTADO EM 12 dez 2023 · Informativo

ASBM participa do Fórum Estadual Mineral do Rio Grande do Norte junto com a Academia Chinesa de Ciências Geológicas – CAGS.

Voltado para a comunidade científica, acadêmica e setor produtivo, o Fórum Estadual Mineral (FEM) chegou à sua quarta edição, reunindo autoridades do setor mineral, contando com a presença de autoridades nacionais e internacionais do setor.

A Associação Sino-Brasileira de Mineração (ASBM) representada por seu presidente Luis Guimarães fez apresentação com o título “Oportunidades Brasil China no setor mineral – Novo Momento”.

A diretoria da ASBM representada pelo presidente Luis Guimarães e do secretário do RN Lucas Davalos, juntamente com os geólogos da CAGS foram recepcionados pelo Secretário Jaime Calado no gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação do RN (SEDEC).

O presidente da ASBM ressalta de que é um momento importante para promover cooperação junto ao setor científico e acadêmico do RN para ampliar as pesquisas mineral no estado do RN que possuem reconhecidos recursos na mineração de ferro, lítio e tântalo, entre outros minerais de potencial abundância no RN.

Os Professores Drs. Li Jinwen, Cao Dianhu, Jiang Shihong e She Hongquan são pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências Geológicas estão familiarizados com os mapas de Geologia e de Recursos Naturais lançados pelo Governo do Estado em edição anterior do Fórum, no ano de 2021.

“Com o apoio do governo do Rio Grande do Norte e do departamento de geologia da UFRN estudamos a área do Seridó aproximadamente 5 anos”, disse Dr. Cao Dianhu chefe da delegação da CAGS.

Em abril deste ano com apoio da ASBM na China, o secretário Dr. Jaime Calado acompanhou a governadora Fátima Bezerra em visita à sede do Instituto de Recursos Minerais da CAGS, sendo recebidos pelo diretor Chen Henry.

O FEM é um evento anual, promovido pelo Governo do Estado, por meio da SEDEC, e IFRN, com média de público de 500 participantes a cada edição.

A ASBM participou nos três anos em que foi realizado.